Todo mundo na adolescência teve vontade de montar uma banda. Além disso, tem aquela turma que acompanha os colegas músicos, tem vontade de tocar algo e nunca tomou iniciativa. Mas para começar a dominar uma guitarra, violão ou teclado não precisa ter uma idade específica. É preciso observar algumas dicas na hora de adquirir seu primeiro instrumento musical.
- Guitarra: o mais importante antes de comprar a primeira é importante saber qual o estilo musical que vai tocar e qual seu objetivo: fazer solos, compor, tocar canções dos seus ídolos, etc. Coloque na cabeça que a sua primeira guitarra, como será de um preço mais em conta, terá qualidade inferior que a de seu músico preferido. Observe no seu instrumento se o braço não está empenado e os trastes desnivelados. O visual conta muito na hora de comprar, mas lembre-se da funcionalidade do instrumento e seu conforto. Confira se o som das cordas está normal (se estiver alto demais é sinal de problemas) e toque ela na loja para garantir. Teste todos os potenciômetros e chaves. Por ser a primeira guitarra, procure uma de 24 trastes e, ao comprar, esteja acompanhado de alguém que entenda de música e do instrumento.
- Violão: este sim é o instrumento que quase todo mundo sabe tocar e, que até quem não sabe, quer ter um em casa. De preferência, compre o primeiro violão com cordas de nylon, que são mais fáceis para tocar e aprendernovidades. O modelo clássico é aquele de madeira, que pode ser encontrado marrom ou na cor preta. O violão elétrico é mais utilizado na música sertaneja, mas, seu som sendo mais encorpado também é bom para o blues e acústicos; para quem está aprendendo, este modelo exige maior dedicação. O jumbo é o modelo mais procurado por profissionais por ter o timbre mais belo, deixando os solos mais envolventes. Independente do seu objetivo observe bem se o mais barato compensa. Às vezes não adianta pagar menos de R$ 100 em um violão e não conseguir usá-lo em suas aulas.
- Teclado: chegamos ao instrumento mais delicado na hora de comprar. O primeiro teclado deve ter, impreterivelmente, um som de piano de qualidade e com acompanhamento automático. São duas características que vão ajudar bastante quem está começando. Observe se o modelo que está comprando
permite trabalhar dois sons ao mesmo tempo, pois a maioria das músicas possui isso. Alguns teclados também têm teclas sensitivas, que respondem a intensidade do toque, ou seja, sai o som mais alto se pressionado com mais força e por mais tempo. Todas as marcas disponíveis no mercado são boas, mas observe os termos de garantia e assistência técnica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário