O objetivo deste curso é fornecer aos iniciantes algumas dicas fundamentais para um bom começo com o instrumento. Se você já tem certa intimidade com a guitarra, por favor, tenha paciência que aos poucos vamos colocando aqui coisas mais aprofundadas. Iremos passar conteúdos para iniciantes até profissionais da área, portanto, paciência aos mais avançados quando for tratado assuntos básicos é fundamental!
Capítulo 1: Introdução à Música aplicada à guitarra Elétrica
- Cordas da Guitarra
Conta-se as cordas da Guitarra de baixo para cima nesta ordem:
1ª - Mi
2ª - Si
3ª - Sol
4ª - Ré
5ª - Lá
6ª - Mi
- Simbologia dos dedos da mão direita
p – Polegar
i– Indicador
m – Médio
a – Anular
Além dos dedos da mão direita, usamos a palheta (Com mais freqüência).
Inicialmente, o movimento da palheta tem de ser alternado, isto é, atacando a corda de baixo para cima e depois de cima para baixo.
Existem outros movimentos de palheta, tanto alternado quanto "Sweep", mas trataremos deste assunto mais adiante.
- Simbologia dos dedos da mão esquerda
1 – Indicador
2 – Médio
3 – Anular
4 – Mínimo
O polegar da mão esquerda deve situar atrás do braço da guitarra como função apoio, mais ou menos a noventa graus em relação à base do braço, evitando aparecer em relação à pessoa que está assistindo à sua frente.
- Exercício 1:
Como exercício de mão esquerda, toque o dedo 1 da 1ª casa, o dedo 2 na 2ª casa e assim por diante, "atacando" a corda com a palheta para soar as notas da mão esquerda.
EXEMPLO:
Ascendente
1 - 2 - 3 - 4
1 _______________________________________________________1_2_3_4______________
T 2 _____________________________________________1_2_3_4________________________
A 3 ___________________________________1_2_3_4__________________________________
B 4 _________________________1_2_3_4____________________________________________
5 ______________1_2_3_4_______________________________________________________
6
_______1_2_3_4______________________________________________________________
6
_______1_2_3_4______________________________________________________________
Descendente
4 - 3 - 2 - 1
1 __4_3_2_1___________________________________________________________________
T 2 ______________4_3_2_1_______________________________________________________
A 3 ___________________________4_3_2_1__________________________________________
B 4 _________________________________________4_3_2_1____________________________
5 _______________________________________________________4_3_2_1______________
6 ___________________________________________________________________4_3_2_1__
5 _______________________________________________________4_3_2_1______________
6 ___________________________________________________________________4_3_2_1__
Capítulo 2: Tocando uma Guitarra
Esta parte pode parecer estúpida para quem já tem o mínimo de intimidade com o instrumento, mas, sinceramente, já vi pessoas que não têm nem noção de como segurar a guitarra! Para essas, temos esta parte aqui.
Primeiramente, posicione o instrumento numa posição que você sinta-se confortável (sugiro tocar sentado numa cadeira, para começar).
Treine algumas palhetadas (tocar com palheta, no começo, é muito mais fácil que dedilhado clássico): uma nota por corda, duas cordas ao mesmo tempo, licks em uma corda (como o famoso 1-2-3-4) e, finalmente, acordes.
Primeiramente, posicione o instrumento numa posição que você sinta-se confortável (sugiro tocar sentado numa cadeira, para começar).
Treine algumas palhetadas (tocar com palheta, no começo, é muito mais fácil que dedilhado clássico): uma nota por corda, duas cordas ao mesmo tempo, licks em uma corda (como o famoso 1-2-3-4) e, finalmente, acordes.
Exercício "1-2-3-4":
e----------------------------------||
B----------------------------------||
G-------------------------etc...---||
D-----------------1-2-3-4--------||
A---------1-2-3-4----------------||
E-1-2-3-4------------------------||
e----------------------------------||
B----------------------------------||
G-------------------------etc...---||
D-----------------1-2-3-4--------||
A---------1-2-3-4----------------||
E-1-2-3-4------------------------||
Quando estiver palhetando as cordas, tente tocar entre a ponte ( peça metálica onde as cordas estão presas) e o início do braço; se palhetar muito perto da ponte, as notas soarão muito agudas e secas, enquanto muito perto do braço ou sob ele, as notas irão soar muito graves e cheias.
Mas para podermos entrar aos poucos nesse assunto devemos saber como interpretar as tablaturas. Veja abaixo a importância delas no começo do curso.
Mas para podermos entrar aos poucos nesse assunto devemos saber como interpretar as tablaturas. Veja abaixo a importância delas no começo do curso.
* Lendo tablaturas
As tabs são a forma de notação mais útil que já se inventou para instrumentos de corda, pois não é necessário saber nada de teoria musical para tocar.
Uma desvantagem é que não há possibilidade de marcar o tempo das notas com precisão, como numa partitura, mas isso é facilmente contornado se você conhecer a música.
Para interpretá-las, pense como num jogo de batalha naval, no qual existem as linhas e as colunas; na guitarra, são cordas e trastes. É mais fácil visualizar com um exemplo simples:
Uma desvantagem é que não há possibilidade de marcar o tempo das notas com precisão, como numa partitura, mas isso é facilmente contornado se você conhecer a música.
Para interpretá-las, pense como num jogo de batalha naval, no qual existem as linhas e as colunas; na guitarra, são cordas e trastes. É mais fácil visualizar com um exemplo simples:
Intro/Riff principal de "Come As You Are" (Nirvana):
e---------------------------------:||
B---------------------------------:||
G---------------------------------:||
D-----------------------------:----||
A---------0---0---------2-----:---||
E-0-0-1-2---2---2-2-1-0---0-0-:||
e---------------------------------:||
B---------------------------------:||
G---------------------------------:||
D-----------------------------:----||
A---------0---0---------2-----:---||
E-0-0-1-2---2---2-2-1-0---0-0-:||
Os números representam os trastes a serem apertados ("0" significa corda aberta, sem segurar nenhum traste) enquanto a mão da palheta toca a corda indicada. As cordas, você já aprendeu a denominação no item 1.
Intro de "The Man Who Sold The World" (Nirvana):
e-----------------------------------------------:||
B-----------------------------------------------:||
G-2-2-2-0--2h3p2p0-2-2-2-0--2h3p2p0-2-:||
D-----------------------------------------------:||
A-----------------------------------------------:||
E-----------------------------------------------:||
B-----------------------------------------------:||
G-2-2-2-0--2h3p2p0-2-2-2-0--2h3p2p0-2-:||
D-----------------------------------------------:||
A-----------------------------------------------:||
E-----------------------------------------------:||
Existe nesse exemplo aparecem elementos novos, chamados hammer-on (h) e pull-off (p).
O primeiro consiste em tocar a primeira nota e apenas apertar a segunda (ex: em 2h3, toque a nota no traste 2 e apenas aperte o traste 3, aproveitando a vibração da corda, sem palhetar de novo).
O pull-off é o contrário: você deixa ambos os trastes pressionados, toca a nota e depois solta o dedo que estava segurando a nota que tocou. A segunda nota irá soar aproveitando a vibração da corda da primeira nota.
O primeiro consiste em tocar a primeira nota e apenas apertar a segunda (ex: em 2h3, toque a nota no traste 2 e apenas aperte o traste 3, aproveitando a vibração da corda, sem palhetar de novo).
O pull-off é o contrário: você deixa ambos os trastes pressionados, toca a nota e depois solta o dedo que estava segurando a nota que tocou. A segunda nota irá soar aproveitando a vibração da corda da primeira nota.
Intro de "Purple Haze" (Jimi Hendrix):
e-------------------------|----------------------------|--------------------|
B-------------------------|----------------------------|----------8b9------|
G-------------------------|----------------------------|-------7------------|
D-----------8--------8----|-----------8--------8-------|---/9---------7---|
A-------------------------|----------------------------|------------------- -|
E------6--------6---------|------6--------6------------|-------------------|
B-------------------------|----------------------------|----------8b9------|
G-------------------------|----------------------------|-------7------------|
D-----------8--------8----|-----------8--------8-------|---/9---------7---|
A-------------------------|----------------------------|------------------- -|
E------6--------6---------|------6--------6------------|-------------------|
e--------------------------|
B--------------------------|
G--------------------------|
D--5----------------------|
A-----5-----5/7----------|
E--------0-----------------|
B--------------------------|
G--------------------------|
D--5----------------------|
A-----5-----5/7----------|
E--------0-----------------|
Nesse último exemplo, você irá aprender o bend (b) e o slide (/).
O bend consiste em tocar a nota e empurrar a corda em direção ao seu rosto, para produzir uma mudança de pitch da nota (elevá-la 1/4, 1/2 ou 1 tom, por exemplo; na tab mostrada, o bend é de 1/2 tom, ou um traste);
o slide é mais simples: toque a nota e deslize o dedo até a próxima (ex: em 5/7, toque o quinto traste e deslize o dedo para o sétimo, sem palhetar).
O bend consiste em tocar a nota e empurrar a corda em direção ao seu rosto, para produzir uma mudança de pitch da nota (elevá-la 1/4, 1/2 ou 1 tom, por exemplo; na tab mostrada, o bend é de 1/2 tom, ou um traste);
o slide é mais simples: toque a nota e deslize o dedo até a próxima (ex: em 5/7, toque o quinto traste e deslize o dedo para o sétimo, sem palhetar).
Capítulo 3: Afinação da Guitarra
Talvez a mais fundamental característica do instrumento: estar afinado. Sem a afinação em ordem, você dificilmente irá conseguir tocar alguma coisa. Em primeiro lugar, é necessário saber quais são as cordas (falando de afinação); elas são denominadas pela nota em que estão afinadas.
Da mais fina (corda 1) para a mais grossa (corda 6), temos o seguinte: E (Mi), B (Si), G (Sol), D (Ré), A (Lá), E (Mi) -- note que a afinação E da corda 1 é mais aguda do que a da corda 6. Para afinar a guitarra, faça o seguinte:
• Pegue o som da corda 6 (E grave) de uma outra guitarra, diapasão ou deste arquivo de som e gire a tarraxa até conseguir obter um som igual ao que você ouviu.
• Aperte a corda E grave no quinto traste ("casa" do braço) e toque esta e a corda A ao mesmo tempo. Ajuste a tarraxa da A até o som ficar igual ao da corda E grave apertada no quinto traste. Isso é facilmente perceptível pois quanto maior a vibração, mais fora da afinação a corda está.
• Repita o segundo item com as outras cordas, exceto a G, que deve ser apertada no quarto traste.
Se fez tudo certo, sua guitarra deve estar afinada e você pode prosseguir nos seus estudos.
OBS: Você pode usar sua pedaleira elétrica (Caso haja um afinador eletrônico embutido - geralmente as da marca Zoom têm - ou um diapasão caso tenha bastante dificuldade, mas lembre-se que saber afinar sem ajuda desses acessórios é fundamental já que numa roda de amigos ou em algum evento você não poderá contar com a ajuda deles e tem que improvisar).
Capítulo 4: Terminologias Musicais
Bom, neste capítulo irei enumerar abaixo as terminologias musicais mais importantes e usadas no decorrer do aprendizado não só da guitarra mas como de qualquer instrumento. Preste atenção, pois poderá aparecer com um tempo esses conceitos e se você não souber destinguir tornará seus estudos mais difíceis.
Som - [do latim sonu]-fenômeno acústico que consiste na propagação de ondas sonoras produzidas por um corpo que vibra em um meio material elástico (especialmente o ar).
Onda sonora - Onda de pressão que se propaga em um meio elástico tendo a frequência situada entre 20 e 20.000 hertz e que é a responsável pelos fenômenos acústicos.
Ruído - [do latim rugitu]-qualquer interferência ou alteração na comunicação de uma mensagem. Interferência no som puro.
Silêncio - [do latim silentiu]-estado de quem se cala, interrupção, ausência de som.
Melodia - [do grego melodía 'canto cadenciado', pelo latim melodia]-sucessão rítmica ascendente ou descendente de sons simples a intervalos diferentes , e que encerram certo sentido musical.
Harmonia - [do latim harmonia]-disposição bem ordenada entre as partes de um todo, consonância ou sucessão agradável de sons, arte e ciência que tem por objetivo a formação e o encadeamento dos acordes segundo as leis da tonalidade, do cromatismo, ou, modernamente, através do afastamento mais ou menos radical das categorias tonais.
Ritmo - [do grego rytmos 'movimento regrado e medido', pelo latim rhytmu]-movimento ou ruído que se repete, no tempo, a intervalos regulares, com acentos fortes e fracos: o ritmo das ondas, da respiração, da oscilação de um pêndulo, do galope de um cavalo; sucessão de movimentos ou situações que embora não se processem com regularidade absoluta, constituem um conjunto fluente e homogêneo no tempo; agrupamento de valores de tempo combinados de maneira que marquem com regularidade uma sucessão de sons fortes e fracos, de maior ou menor duração conferindo a cada trecho características especiais.
Frequência - [do latim frequentia]-em movimento periódico, número de oscilações onde vibrações realizadas pelo móvel na unidade de tempo.
Duração - tempo que uma coisa dura
Timbre - qualidade de um som caracterizada pelo conjunto de sons harmônicos que acompanham o fundamental.
Intensidade sonora - fluxo de energia sonora através de uma superfície normal à direção de propagação da onda.
Acústica - parte da física que estuda as oscilações e ondas ocorrentes em meios elásticos e cujas frequências estão compreendidas entre 20 e 20.000 hertz. Essas oscilações e ondas são percebidas pelo ouvido como ondas sonoras.
Vibrar - fazer tremular ou oscilar. deslocar, mover. pulsar, dedilhar, tanger, ferir: vibrar um instrumento de cordas. fazer soar: "o sino vibrou três badaladas." bater, pulsar. produzir sons, ecoar: "súbito um grito vibrou longo e agudo." ter som claro e distinto.
Vibração - ato ou efeito de vibrar, oscilação balanço. tremor do ar ou de uma voz.
Vibrato - nos instrumentos de cordas, efeito técnico que consiste em produzir uma ligeira oscilação na altura de um som, afim de reforçar o valor expressivo das notas.
Altura - posição de um corpo acima de um ponto de refêrencia. propriedade de uma onda ou vibração sonora caracterizada pela frequência de vibração.
Tom - [do grego tónos, 'tensão' através do latim tonu]- tensão, tono, vigor. altura de um som: tom grave, tom agudo. qualidade sonora de uma voz humana: o tom de sua fala é suave. inflexão da voz: respondeu em tom áspero. cor, colorido, coloração, matiz, tonalidade. intervalo de 2a M formado pôr dois semi tons. altura de um som na escala geral dos sons: o tom diapasão oficialmente adotado é o lá de 440 vibrações duplas pôr segundo. no sistema tonal clássico é a escala ditônica em que está escrito um trecho musical; a palavra tônica deve preceder o nome da tônica dessa escala e o respectivo modo.
Tonalidade - [tonal + i + dade]-conjunto de fenômenos harmônicos e melódicos que regem a formação das escalas e seu encadeamento, e decorrem diretamente de suas afinidades com um centro tonal, a tônica, e, pôr via indireta e secundária, da interdependência dos graus daquelas notas. tais atrações que umas notas ou graus exercem sobre outros, em determinados pontos da sequência. enquanto os tons são móveis, variando em altura: dó, dó # ou ré b, ré, ré # etc... e modo: maior, menor, dórico, lídio, etc... a tonalidade varia apenas quanto ao modo. atributo de sensação de cor que é diretamente associado a cor dominante de uma radiação policromática visível, matiz.
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